Os esportes olímpicos: Quais são eles?


Quando pensamos no que seria esporte, se buscarmos o significado literal da palavra quer dizer qualquer exercício corporal ao ar livre (para demonstrar agilidade, destreza ou força), alguns dicionários ainda adicionam significados como recreio e divertimento. Não somente o exercício corporal ao livre mas esporte significa desenvolvimento físico, seja ele em ambiente aberto, fechado, molhado ou íngreme, não importa o meio, toda e qualquer forma de desenvolvimento físico é um esporte.

Agora o que diferencia um esporte comum de um esporte olímpico? Podemos responder que são diversos fatores. Algum deles é o fato que a medida que os esportes vão começando a desenvolver seus campeonatos, criam-se confederações nacionais e federações internacionais para cuidarem das regras, profissionalização de atletas, campeonatos nacionais e mundiais, formas que profissionalizem este esporte e que os tornariam parte do quadro do Comitê do Olímpico Internacional. Os jogos olímpicos são organizados pelo comitê olímpico internacional, que é uma organização não governamental, e, acontecem de 4 em 4 anos tanto o de verão como o de inverno, os esportes são definidos e selecionados para fazerem parte do grande campeonato mundial de esportes entre países que são os Jogos Olímpicos.

A escolha dos esportes selecionados pelo COI não é uma escolha aleatória, basicamente para um esporte ser selecionado para as olimpíadas ele deve no caso dos homens ser praticado por mais de 75 países e em 4 continentes, no caso das mulheres ser praticado em 40 países e em no mínimo 3 continentes. Esses seriam os requisitos básicos para que o movimento olímpico (um grupo de entidades esportivas que não é o COI) inclua o esporte dentro dos possíveis esportes para os jogos olímpicos. O reconhecimento pelo movimento olímpico é o primeiro passo para que o esporte se torne parte do programa olímpico, mas a decisão é unanimemente feita pelo COI. Como os jogos olímpicos não tem capacidade para receber todos os esportes devido ao número limitado de atletas e calendário, o COI só permite que um novo esporte seja incluído no programa se outro esporte for retirado e a escolha deve acontecer 7 anos antes dos jogos de estreia.

Assim, o programa olímpico atualmente é formado por 42 modalidades esportivas listadas abaixo.

Atletismo

Badminton

Basquetebol

Boxe

Canoagem Slalom

Canoagem Velocidade

Ciclismo BMX

Ciclismo de Estrada

Ciclismo de Pista

Ciclismo Mountain Bike

Esgrima

Futebol

Ginástica Artística

Ginástica de Trampolim

Ginástica Rítmica

Golfe

Handebol

Hipismo Adestramento

Hipismo CCE

Hipismo Saltos

Hóquei sobre grama

Judô

Levantamento de Peso

Luta Estilo Livre

Luta Greco-Romana

Maratonas aquáticas

Nado Sincronizado

Natação

Pentatlo Moderno

Polo Aquático

Remo

Rugby

Saltos Ornamentais

Taekwondo

Tênis de Mesa

Tênis

Tiro com Arco

Tiro Esportivo

Triatlo

Vela

Voleibol

Vôlei de Praia
Continuando o assunto vamos continuar com uma série de posts falando sobre cada um dos esportes olímpicos para entenderem mais sobre cada um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.