Badminton


Foi na India que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.  O “poona” passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.

O esporte passou a fazer parte do programa oficial apenas nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, com disputas de simples e duplas para homens e mulheres. O evento de duplas mistas foi incluído apenas no ano de 1996, em Atlanta.

(Foto: Michael Regan/Getty Images)

(Foto: Michael Regan/Getty Images)

O jogo, Antes de cada partida, um sorteio é feito para definir quem começa sacando. O serviço muda de lado apenas quando o sacador perde o ponto. Nas duplas, os participantes se alternam. O saque é parecido com o tênis, em diagonal, alternando de lado – se o placar de quem serve é par, ele saca da esquerda, e da direita se for ímpar – e para uma área específica.

A peteca oficial de badminton tem 16 penas de ganso, que pesam apenas 6 gramas.O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que deixar a peteca cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a peteca para fora da quadra, perde a jogada. Os pontos são corridos e para finalizar o game é necessário abrir uma diferença de 2 pontos do adversário. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O jogo pode chegar no máximo aos 30 pontos. Caso os jogadores empatem em 29 a 29, o jogo é prolongado para 30 pontos, o famoso golden point.

O jogo tem duração máxima de 3 parciais, o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os games e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por game. Ganha o jogo quem vencer 2 parciais.

 

ARQUITETURA ESPORTIVA: BADMINTON

O Badminton como esporte profissional é jogado em uma quadra 13,4m x 6,1m, com uma rede de 1,55m de altura e marcações conforme a imagem abaixo. Já o esporte como forma de lazer pode ser jogado em varios tipos de terreno, como grama, areia, terra, cimentado entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.