Boxe


O registro da primeira atividade de pugilismo aconteceu no Egito, por volta de 3000 a.C. A partir de então, o Boxe evoluiu ao longo dos anos até que, em 688 a.C., tornou-se uma modalidade olímpica a partir da edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que ocorrera em Olímpia, na Grécia. A primeira competição de Boxe nos Jogos Olímpicos da era moderna aconteceu na edição de 1904, em St-Louis (EUA), com sete categorias de peso.

O boxe também é conhecido como pugilismo, e é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Os ataques ou o que podemos chamar de golpes, tem nomes como jab, direto, gancho, cruzado e combinações destes golpes,  que levam um atleta ao nocaute. O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitando-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico. Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe.

A prática de competição deste esporte é feita diferente nas categorias masculinas e femininas, para os homens são 3 rounds de 3 minutos cada, já no feminine são 4 rounds de 2 minutos cada. Ao final de cada round 5 juízes atribuem uma nota aos competidores, que são só divulgadas ao final do combate, caso um atleta não vença a luta por nocaute antes dos rounds finais. As avaliações feitas pelos árbitros são golpes acertados, domínio da luta, competividade, técnica, tática e vão até 10 pontos por round, sendo que ao final são selecionadas as notas de 3 dos cinco juízes. O vencedor do combate é quem tiver a maior pontuação ou vencer o adversário por nocaute.

LONDRES 2012, 30 JULHO : Jeyvier Cintron Ocasio of Puerto Rico x Oteng Oteng of Botswana (Photo by Scott Heavey/Getty Images)

LONDRES 2012, 30 JULHO : Jeyvier Cintron Ocasio of Puerto Rico x Oteng Oteng of Botswana (Photo by Scott Heavey/Getty Images)

A competição é feita através de combates de dois competidores que são organizados por categorias de peso e sempre separados por feminino e masculino, descritas abaixo:

Masculino
•        Mosca-ligeiro (até 49kg)
•        Mosca (até 52kg)
•        Galo (até 56kg)
•        Leve (até 60kg)
•        Médio-ligeiro (até 64kg)
•        Meio-médio (até 69kg)
•        Médio (até 75kg)
•        Meio-pesado (até 81kg)
•        Pesado (até 91kg)
•        Superpesado (acima de 91kg)

Feminino
•        Mosca (até 51kg)
•        Leve (até 60kg)
•        Meio-pesado (até 81kg)

 

ARQUITETURA ESPORTIVA

As competições são praticadas em um espaço quadrado de 7.8mx7.8m, elevado que chamamos de ringue. Nas Olimpíadas, o ringue deve medir em cada lado 6,1 metros internos as cordas, com uma sobra lateral da plataforma de 0.85m e sua altura deve ter entre 91 centímetros e 1,22 metros do nível do chão.

Para poder subir na plataforma, o ringue deve ter três escadas, dais quais, duas são para os boxeadores e uma ao lado da mesa diretora para o uso do árbitro e do medico.
As quatro cordas elásticas, com diâmetro entre 3 e 5 centímetros cada, devem envolver o ringue. São penduradas nos postes a 41 centímetros, 71 centímetros, 102 centímetros e 132 centímetros de altura. O material de cada corda deve ser macio e elástico e precisam ser atadas em cada lado por dois tirantes de 3 a 4 centímetros de largura.

AFP PHOTO / Jack GUEZ

Os postes, dos quais, quatro demarcam a plataforma em seus quatro cantos, devem ser revestidos com material macio para evitar que os boxeadores se machuquem. Por fim, a plataforma deve ser revestida com materiais macios, feltro ou borracha e ter espessura entre 1,3 e 1,9 centímetros, coberta por uma lona estendida e presa. A plataforma também deve avançar até 85 centímetros além das cordas.

Conforme imagem abaixo:

Ringue Boxe – Rio 2016™

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.