WIN Design – Noronha Eu Cuido – Primeira Fase


Este será o nosso primeiro post contando mais o dia-a-dia da WIN, Curiosidades dos nossos projetos, como fazemos e quais são eles, WIN design.

 

FOTO: TIME WIN ARQUITETURA

PRAIA DO LEÃO – FERNANDO DE NORONHA. BRASIL

Resolvemos começar com um projeto muito especial para nós, o projeto de reforma e desenvolvimento de esporte que estamos fazendo junto com o projeto social Noronha Eu Amo Eu Cuido. Este projeto é muito especial por dois motivos, o primeiro é que somos apaixonados pelo paraíso brasileiro e seus encantos, e, em segundo e mais importante é que vamos poder proporcionar aos moradores do arquipélago o retorno de uma das únicas quadras que tem na ilha. Falamos dessa quadra na primeira pessoa porque ela é um espaço que fez parte da vida dos moradores por muitos anos até ficar abandonada e sem uso.

Contam os ilhéus que em noites de tempo bom, o que acontecia quase o ano todo na ilha, os moradores se encontravam para o futebol, discutir assuntos da comunidade, se divertir naquele local. Com o passar dos anos a quadra foi ficando deteriorada, já não servia mais para a prática do esporte, a sua iluminação parou de funcionar e aquele espaço construído há anos pelos americanos que chegaram a morar na ilha, não tinha mais função. Virou mais uma das “ruínas”e edifícios históricos do arquipélago, apesar de não ser tão antiga como os outros prédios do centro histórico que ficam no seu entorno.

Percebendo mais a fundo a realidade de Noronha, vemos que a população de aproximadamente 3 mil habitantes, fica muito ociosa no seu dia a dia. O que nos motiva mais a poder mudar este espaço junto com os idealizadores do projeto para ele trazer de volta a vida ao centro histórico. Permitir que os moradores voltem a praticar esportes diferentes dos outros que são proporcionados pela própria ilha, como o surf, tracking, canoagem, pesca, mergulho.Isso porque em sua maioria os esportes que os ilhéus praticam, se resumem ao surfe e é uma parcela da população da ilha pequena que ainda assim faz esta prática, até porque ela só pode ser praticada na temporada de ondas.

FOTO: TIME WIN AQUITETURA

QUADRA DO CENTRO HISTÓRICO DE FERNANDO DE NORONHA

Com o convite do projeto social Noronha Eu Amo Eu Cuido, fomos na semana passada até o arquipélago para mais uma vez sentirmos a energia incrível que ele proporciona e fazer o levantamento do espaço. A quadra é antiga e foi construída sem projeto, então tivemos que fazer o “sacríficio” de ir até lá para tirar fotos, medidas das dimensões, verificar as reais condições e também conversar um pouco com os habitantes para darmos o melhor uso a este espaço.

Vamos continuar contando como fazemos um projeto, nosso objetivo é que todos saibam quais são os ideais do nosso escritório, conheçam um pouco mais do que acreditamos e queremos da arquitetura esportiva e social no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.