Ciclismo BMX


A modalidade foi originalmente conhecida como Bicycle Motocross nos EUA durante os anos 60`s porque os mais jovens, que não tinham direito a dirigir motos, queriam seguir os heróis do motocross profissional. O esporte cresceu a sua popularidade assim como as bicicletas customizadas começaram a surgir para a pratica do esporte. Em 1977 o esporte criou uma confederação e começou a surgir na Europa no ano seguinte, assim consequentemente uma federação internacional foi criada em 1981. Em 1993 o Ciclismo BMX foi incorporado pela UCI, Union Cycliste Internationale, que o transformou junto ao IOC em esporte olímpico em 2008 para a Olímpiada de Pequim, China.

ciclismo-bmx-01

O ciclismo BMX é a modalidade praticada com uma bicicleta em uma pista a céu aberto repleta de curvas, subidas e descidas, em que o atleta pratica uma variedade de saltos, curvas em bumps fechadas chamadas “berms”. A largada da competição acontece em uma rampa de 8m de altura e controlada por um portão metálico computadorizado. As bicicletas de BMX são leves e resistentes, os aros utilizados são de 20 polegadas, várias engrenagens e freios frontais são permitidos, mas os competidores preferem as bicicletas com engrenagens simples e somente com freios traseiros, para reduzir o peso das bicicletas e ganhar mais velocidade.

ciclismo-bmx-04

O evento olímpico começa com uma sessão que chamamos de “time-trial”, o que seria a corrida contra o relógio, aonde cada competidor percorre a pista sozinho um de cada vez. O evento masculino continua com os melhores tempos divididos em quartas-de-final, de 4 grupos de 8 atletas dentre 5 percursos na pista. Os pontos são computados no placar de acordo com a classificação de cada uma das 5 corridas. Após esta etapa os atletas se classificam para as semi-finais que tem 2 corridas em cada etapa. As semi-finais é aonde o evento feminino começa com 3 corridas por etapa, as melhores 4 atletas de cada etapa se classificam para a final que também tem 8 atletas na pista. O primeiro atleta de cada uma das ultimas etapas ganham o direito de sair na frente na próxima bateria até a final.

ARQUITETURA ESPORTIVA

A pista de ciclismo BMX tem algo em torno de 300 a 400m de comprimento. A pista deve ser projetada com vários obstáculos, ter o piso devidamente preparado seja de terra, grama, asfalto, etc. o projeto da pista é sempre feito por um especialista que estuda as forças da gravidade e centrípetas formadas nas ondulações e nas curvas.

ciclismo-bmx-02

CURIOSIDADE RIO 2016

A pista de ciclismo de BMX do Rio 2016 foi projetada por um especialista do ramo, mesmo assim durante os primeiros testes atletas reclamaram da dificuldade e que as bicicletas estavam saindo nas curvas e rampas para fora. Com isso foi necessário alterar o traçado da pista para que a competição olímpica acontece-se durante os jogos do Rio de Janeiro.

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.