Arquitetura Voluntária no Mundo


Resultado de imagem para design like you give a damn architecture for humanity

Capa do Livro editado pela Architecture for Humanity

Arquitetura Voluntária é um termo novo utilizado no mercado de arquitetura mundial, começamos a escutar ele nos últimos anos com trabalhos de projeto de arquitetura após grandes catástrofes internacionais. Trabalho como o da antiga ONG americana Architecture for Humanity, junto com outro projeto o Open Architecture por exemplo. Em que a idéia inicial do projeto que descobrimos há 9 anos atrás, é que arquitetos pelo mundo façam projetos através de concursos ou simplesmente voluntariado, sem custo algum efetivo para o cliente final. Mas como isso funciona?

Open Architecture Collaborative logo

A rede internacional disponibiliza os documentos e a necessidade de arquitetura, como por exemplo uma escola em um bairro que foi destruída após o terremoto no Haiti. O terreno e necessidade do programa que a escola precisa é divulgado no site, arquitetos são convidados para fazer um projeto para este cliente, após um concurso ou seleção local o projeto é escolhido. O arquiteto que projetou terá um custo de detalhamento e outras coisas para concluir a obra que normalmente é financiada com patrocínios e financiadores, para solucionar o arquiteto que venceu e foi escolhido recebe o valor deste custo para a fase de detalhamento e construção da obra pagos pelos patrocínios ou financiadores.

Em um mundo aonde muitos países sofrem com catástrofes naturais ou de guerra, este trabalho é importante para a reconstrução as vezes de cidades inteiras. Mas, este projeto também é aplicado à comunidades e bairros em áreas mais necessitadas em escolas, postos de saúde, projetos sociais, ongs, etc. Outro ação voluntaria conhecida no ramo de arquitetura voluntária são os projetos em que a mão de obra responsável pelo construção em si é voluntária, através de mutirões comunitários, organizados por ONGs ou órgãos públicos. Exemplo o projeto TETOAll Hands, neste caso a mão de obra não precisa ser especializada de um arquiteto ou engenheiro, todos colocam a mão na massa para construir. Já a arquitetura voluntaria o conhecimento técnico de projetos de um arquiteto é o voluntariado e o trabalho que importa, para as construções acontecerem o projeto tem que ser planejado, orçado e projetado antes pelo profissional especializado.

Resultado de imagem para hands org  Resultado de imagem para teto org

 

O que nós da Win fazemos no nosso projeto de arquitetura esportiva voluntária é um trabalho como o realizado pelo primeiro tipo de arquitetura voluntaria citado acima. Vamos em seguida fazer uma matéria específica contando nosso projeto e nosso trabalho já realizado nesta área.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.