Esgrima


 

A esgrima é um esporte muito antigo, as pessoas tem lutado com espadas a vários anos no mundo. O esporte é reconhecido desde o século 17 na Europa, aonde duelos traziam vários espectadores. A esgrima masculina é uma modalidade do esporte que existiu em todas as edições do Jogos Olímpicos modernos, desde Atenas em 1896. Já a esgrima feminina foi introduzida na competição em Paris 1924.

Para ser um bom atleta de esgrima, é preciso reações e movimentos rápidos com um olhar afinado e coordenado, essas são a chave para o esporte. Na competição o espadachim da esgrima individual compete com 3 diferentes armas: o florete que é leve e flexível, aonde o atleta ganha seus pontos atingindo o adversário somente no tronco e costas, não valendo os braços, cabeça e pernas; a espada é mais pesada e pode-se atingir qualquer parte do corpo do adversário, desde que seja com sua ponta; o sabre é curvado, curto e também leve, a pontuação acontece se tocar qualquer parte do corpo acima da cintura, excluindo as mãos. Somente os atletas da espada podem pontuar ao mesmo tempo.

Nos Jogos Olímpicos, o florete é a única arma que é disputada exclusivamente na modalidade individual, as outras duas são também disputadas por equipes. O formato da competição é em disputas individuais de três períodos com 3 minutos cada, ganha quem pontuar primeiro 15 pontos, ou, quem tiver o maior numero de pontos ao final do tempo. Se a pontuação estiver empatada ao final do duelo, atletas tem 1 minutos adicional. As equipes competem um total de 9 duelos (3 atletas em 3 minutos cada) e podem acumular um máximo de 45 pontos. Os pontos de cada duelo são levados adiante, e ao final dos 9 duelos a equipe com o maior número de pontos é a vencedora. Caso um atleta pise atrás da linha de fundo dos 14m da área de competição, um ponto é dado para seu adversário. Todos os eventos são disputados em eliminatórios até chegarem as finais, sendo que os perdedores das semi-finais devem fazer um duelo pela disputa do bronze.

 

 

CURIOSIDADES

Você sabia que o sabre só pode atingi a parte de cima da cintura do atleta, porque originou sendo um arma da cavalaria e era proibido atingir o cavalo do inimigo.

Um atleta da espada leva 40 milisegundos para atingir 2 vezes seu oponente.

 

ARQUITETURA ESPORTIVA

Área de Competição tem 1,5m de largura por 14m de comprimento, aonde os atletas ficam presos ao um equipamento através de um fio, que auxilia o arbitro para a pontuação.

 

Ministério dos Esportes – Infográfico Esgrima

 

Um área de competição olímpica pode ter ao mesmo tempo até 4 ou mais pistas de duelo, já durante as semi-finais e finais, monta-se uma única área de competição centralizada. O ambiente fica escuro somente com as luzes focadas na área de duelo, isso para que os coletes que acendem quando o adversário é tocado, possam ser melhor visto pelos espectadores.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.