Nado Sincronizado


Image result for synchronized swimming

Se comparado a outros esportes, o nado sincronizado pode ser considerado ainda um bebê. A primeira aparição da modalidade nas Olimpíadas foi em Los Angeles-1984. O nado sincronizado tem outra particularidade que vem desde o seu nascimento: o caráter artístico. Isso porque a modalidade surgiu, entre o fim do século 19 e o início do século 20, como um verdadeiro balé aquático.

No início, as apresentações eram feitas por homens, mas logo as mulheres passaram a dominar. O primeiro registro de apresentação de balé subaquático é de 1907, em Nova York. Naquele ano, a australiana Annette Kellerman se apresentou no New York Hippodrome dentro de um tanque de vidro.

Mas o nado sincronizado não se transformou no que é hoje tão facilmente. Mesmo com algumas apresentações em competições de natação ao longo dos anos, foi somente em 1934, na Feira Mundial de Chicago, que o termo “nado sincronizado” foi utilizado pela primeira vez. A partir dali, o esporte tomou forma e os atletas começaram a se aperfeiçoar técnica e fisicamente.

Após a primeira competição oficial ter sido disputada em 1940, o nado sincronizado não perdeu tempo e buscou logo virar um esporte olímpico. O caminho não foi fácil. De 1952 a 1968, participou como esporte de demonstração. A primeira conquista oficial foi em 1955, nos Jogos Pan-Americanos do México. Alguns anos mais tarde, em 1973, já sob o comando da Federação Internacional de Natação (Fina), foi disputado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade. Com a globalização do nado sincronizado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) acrescentou o esporte à lista oficial em 1982. A estreia, portanto, ocorreu em Los Angeles-1984.

O nado sincronizado olímpico é disputado em duas categorias:
– Dueto
– Equipe: no mínimo quatro e no máximo oito atletas

As atletas têm que fazer duas apresentações:
– Rotina técnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes. As atletas precisam efetuar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos árbitros.
– Rotina livre: 3min30s para duetos e 4min para equipes. As atletas efetuam movimentos e formações escolhidas pela equipe.

Image result for synchronized swimming

ARQUITETURA ESPORTIVA

A piscina do nado sincronizado deve ter dimensões conforme as seguintes: 3m de profundidade, 20m de comprimento e 30m de largura.
Normalmente o que é feito para as competições, é utilizar a piscina das competições de natação, separar com uma lona ou boias, formando a largura de 30m.
A lateral da piscina deve estar livre de obstáculos e forrada com carpete para que as atletas iniciem sua rotina.

Nado Sincronizado – Arquitetura Esportiva Olimpica


A piscina também deve ser equipada com um sistema de som subaquático, em que os alto falantes embaixo d’água permitam que as atletas escutem mesmo embaixo d’água a musica da sua rotina.

Fontes:
http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/nado-sincronizado
 www.cbda.org.br
www.fina.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.