O Instituto Reação dá o seu primeiro passo fora do estado do Rio de Janeiro com participação da Win Arquitetura Esportiva


O sonho do Reação é expandir os polos para outros estados brasileiros, e o de Cuiabá já é o primeiro fora do Rio de Janeiro

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto (medalha de ouro no Pan-americano de 2003 e medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas em 2004), seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Flavio Canto e aluno

São cerca de 2.000 crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos beneficiados pelos polos do Rio de Janeiro, e, mais de 10.000 vidas impactadas ao longo de quase 20 anos de atuação.

O projeto conta com 3 programas centrais, Reação Escola Faixa Preta, Reação Educação e Reação Olímpico, e já foi responsável pela descoberta da judoca Rafaela Silva – que se tornou a primeira brasileira campeã Olímpica e Mundial (Ouro no Rio 2016), tal como fez e faz parte do seu time, atletas refugiados como os congoleses Popole Misenga e Yolande Mabika.

SONHO DE EXPANSÃO

Representado pelo seu Diretor-Presidente, Flávio Canto, um dos grandes sonhos do Conselho do Instituto Reação era de expandir seus polos para outros estados com o objetivo de transformar ainda mais vidas.

Para uma expansão como esta, podemos listar três coisas fundamentais: equipe, recurso e projeto.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E esse sonho começou a se tornar realidade em 2014, quando a fundadora da Win Arquitetura Esportiva, a arquiteta Luísa Xavier, através do foco social, começou como voluntária no Instituto Reação, inicialmente voltado para a reforma do polo do Rio de Janeiro e num segundo momento criando 3 modelos estruturais de expansão com diversas possibilidades de tamanho dos tatames e de sala de aulas.A concretização do sonho acontece quase que simultaneamente através do programa BV Esportes do Banco Votorantim e do desejo do David Moura (judoca campeão Pan-americano de 2015) de fazer algo por sua cidade.

Assim, surgiu o primeiro polo do Instituto Reação fora do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro Três Barras de Cuiabá.

ESTRUTURA DE CUIABÁ

Com os três pilares sustentados para a expansão, o Instituto Reação fecha uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá para a utilização de um espaço dentro da Escola Municipal Prof. Firmo José Rodrigues, assim, a fase de planejamento começa a ser feito pela Win Arquitetura baseado na necessidade básica inicial, que seria um tatame de 100m² com 2 vestiários e 2 salas de aula.

Após 4 meses de projeto e aprovações, a obra começa a ser realizada em Cuiabá no mês de junho de 2019 e se encerrou agora no fim de fevereiro de 2020.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao longo desses 9 meses de obras o projeto foi sofrendo alterações de materiais, para se adequar ao clima de Cuiabá, tal como alguns ambientes foram sendo modificados até chegarmos ao projeto final que é composto por 2 salas de aula para as turmas de educação, espaço para atendimentos de assistente social, sala de reunião, depósito, escritório, 2 vestiários e o tatame como centro do espaço.

O que chama a atenção foi a solução desenvolvida para agrupar em dois pavimentos as áreas de administração e educação, permitindo que a fachada lateral tenha janelas para os pais também poderem assistir os treinos. Já na área do tatame, o foco for deixar o maior tamanho possível para agregar o maior número de alunos para o Instituto Reação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A fachada que está volta para o sol da tarde, teve uma alteração e retirada das janelas inferiores para tentar amenizar o clima quente, junto com a inclusão de um climatizador e a instalação de brises nas janelas superiores. Os brises instalados permitem que as janelas do tipo veneziana iluminem o ambiente, mas com a sombra essa ventilação seja fresca e não aqueça a área do tatame.

Tudo foi pensando na melhor maneira de ter iluminação natural, minimizando gastos com energia elétrica durante o período diurno.

Assim, a inauguração oficial do polo de Cuiabá do Instituto Reação teve como marco o dia 04 de março, e espera transformar mais vidas através do atendimento de mais de 200 crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.