Canoagem Velocidade

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A canoa é o meio de transporte aquático mais antigo de que se tem conhecimento. Há pelo menos três milênios antes de Cristo ela já havia registros de canoas sendo utilizadas para a pesca, a caça e até para fins bélicos. O esporte como forma de lazer ou competição que estamos falando é a utilização de canoas em raias de águas calmas para competição de velocidade, ou seja, quem acaba o percurso linear mais rápido. A primeira participação da canoagem de velocidade em Jogos Olímpicos foi em 1936, em Berlim. Depois disso, a modalidade nunca mais deixou de estar presente na programação dos Jogos. Esta é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas.

No Brasil, o esporte começou a se desenvolver a partir de 1984, com a chegada dos primeiros modelos de barcos oficiais. No mesmo ano, a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, recebeu a primeira Prova Oficial de Canoagem Velocidade. O esporte pode ser praticado em dois tipos de embarcação, em canoas(C) ou caiaques (K), suas classes de competição variam de acordo com a capacidade de ocupação de cada embarcação.

K1
Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 12kg.

K2
Caiaque para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 18kg.

K4
Caiaque para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 30kg.

C1
Canoa para uma pessoa Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 16kg.

C2
Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 20kg.

C4
Canoa para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 50 kg.

Como diferenciar um tipo de embarcação do outro para um leigo?

O jeito mais simples é identificando se o atleta está sentado no barco ou em posição ajoelhada. Os atletas que utilizão o caique vão sentados no fundo da embarcação, já os da canoa vão ajoelhados dentro dela.

As competições são em forma de campeonatos com baterias, aonde vencem os que chegaram primeiro com melhor tempo. Temos as fases classificatórias, as eliminatórias e por fim a final aonde o primeira canoa ou caique que chegar é o vencedor.

ARQUITETURA ESPORTIVA

Neste caso podemos considerer que o esporte depende duas áreas destintas, uma a qual podemos chamar área da água aonde devemos ter 9 raias com largura em media de 9m, em que a profundidade deve ser de no mínimo 2m. O comprimento deve ter no mínimo 1000m, dentro desta disância acontecem as competições de 500m e 200m. As raias devem ser demarcadas com bóias e em suas extremidades tem equipamentos de cronometragem e partida, a largada deve ser feita em pontões de partidas.

Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/canoagem-velocidade

A segunda parte do que se é necessário para a competição de canoagem de velocidade, podemos dizer que não é essencial mas não menos importante para a competição acontecer, seria as áreas em terra, para suporte ao esporte. Tais áreas como a garagem de barcos, oficina dos barcos, vestiários e torre de chegada e de largada. Quando pensamos na arquitetura física para este esportes as competições dependem destas áreas para que as provas na água ocorram e um campeonato siga seu percurso.

Muito importante para os organizadores do campeonato são as torres de chegada e largada, aonde os juízes processam os resultados e verificam as embarcações para permitirem a largada e concluir quem foram os vencedores. Já para os altletas eles dependem das garage de barcos para guardarem seus equipamentos protegerem de danos durante o período do campeonato. O que é importante porque durante as provas se ouver muito vento ou turbulência nas águas as competições são adiadas e só ocorrem em condições ideais.

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